No último dia 2 de Janeiro, as tarifas de ônibus da rede intermunipal sofreram reajustes. O que ocasionou mais um aumento em menos de 11 meses. O acréscimo de 7,1% representa, por exemplo, uma alteração no valor da linha Itabuna x Salobrinho de 2,50 para 2,70. O governo do Estado da Bahia, através da determinação da Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (AGERBA), demonstra com esta medida que o sistema de transporte está a serviço dos lucros e interesses dos empresários.
O aumento, sem sombra de dúvidas, afeta diversas categorias da classe trabalhadora e a juventude, e mostra que o tratamento dado pelos mais diferentes governos, vai à contramão dos interesses da população.
O transporte público é um direito fundamental, que garante que a população tenha acesso a direitos essenciais básicos, como a saúde e educação. Esses novos aumentos ferem diretamente o direito de ir e vir e de acesso aos espaços públicos, dificultando ainda mais a vida da população que faz uso do serviço.
Recentemente, os Estudantes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), organizados no Fórum de Estudantes das UEBA, viveram um intenso processo de enfrentamento com o governo. O Movimento Estudantil lutava por maior orçamento para as universidades e por um plano de permanência e assistência que de fato contemplassem suas necessidades. Dentre as pautas, estava o passe livre intermunipal. Meses depois, o governo Rui Costa responde a reivindicação estudantil com um “belo” acréscimo na tarifa.
A resposta do governo, não é um ataque isolado aos estudantes, mas sim, a toda população baiana. É preciso que as representações das mais diferentes categorias do Estado da Bahia se manifestem contra mais esse ataque.
A luta contra o aumento das tarifas do transporte passa, neste momento, a ser uma luta pelo fim de todos os ataques aos trabalhadores e a juventude. O Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UESC declara seu apoio à luta contra o aumento das passagens do transporte intermunicipal na Bahia e exige a imediata revogação da determinação da AGERBA; passe livre intermunicipal para estudantes; estatização do transporte e realização de estudo tarifário.
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UESC
Diretório Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire
Centro Acadêmico de Física – UESC
Centro Acadêmico de História (Índio) Caboclo Marcelino
Centro Acadêmico de Comunicação Social Ramiro Aquino
Diretório Acadêmico de Biologia – UESC
Centro Acadêmico de Biomedicina Renée Albagli
Centro Acadêmico de Matemática – UESC
Diretório Acadêmico de Geografia Maria Conceição Ramos de Oliveira
Centro Acadêmico de Educação Física – UESC
Centro Acadêmico de Letras Professor Ruy Póvoas
Centro Acadêmico de Engenharia Química – UESC
Centro Acadêmico de Enfermagem Leonardo Pinheiro
Associação de Docentes da UESC
Associação dos Pós Graduando da UESC
Diretório Central das e dos Estudantes Livre Carlos Marighela
Associação de Moradores do Salobrinho
Coletivo Retomada
Coletivo Aqui Há Voz
Coletivo Só Podia Ser Preto
Juntos!
União da Juventude Comunista
Movimento Mulheres em Luta
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social