ANDES-SN: ADUSC discute caderno de texto do 35º Congresso Nacional nesta terça-feira (19)

Entre os dias 25 e 30 de Janeiro, docentes de todo o país participarão do 35º Congresso do ANDES-SN, para definir o plano de lutas – geral e específico dos três setores do Sindicato Nacional – para 2016. Com o tema “Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores”, o congresso será realizado em Curitiba. Nesta terça-feira (19), a assembleia da ADUSC vai discutir o caderno de teses do 35º Congresso e ao longo da semana publicaremos uma série de matérias para ampliar a relação dos associados com o ANDES-SN.

35º Congresso

O 35º está sendo organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR), tendo um importante significado político frente as lutas travadas na capital paranaense. Ainda em 2015, episódios de extrema repressão e violência do governo do estado contra a luta dos trabalhadores da educação básica e, posteriormente, do serviço público estadual contra mudanças na previdência, tiveram grande repercussão.

O último congresso realizado na cidade foi o 24º, que ocorreu em 2005, quando foi deliberada a desfiliação do ANDES-SN da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  “Naquele momento entendemos que não era mais possível garantir a autonomia do sindicato frente ao governo e permanecer na CUT”, afirma o presidente da ADUSC, José Luiz de França. Para ele, a conjuntura de ataque aos direitos e de ajuste fiscal, imposta pelo governo federal e reproduzida nos estados e municípios, reafirma a importância da decisão tomada.

Nesta terça-feira (19), os docentes da UESC estarão reunidos em assembleia para discutir o Cadernos de Textos (leia aqui) e seus Anexos (leia aqui) que nortearão os debates durante os cinco dias de congresso. Participarão como delegados pela ADUSC os professores Paulo Rodrigues e Valter Silva, e a professora Maíra Mendes. O professor Luiz Blume, estará presente como delegado pela Regional Nordeste 3, na qual é 1º Secretário.

O 35º Congresso também marcará o início do período eleitoral do ANDES-SN com registro das chapas que concorrerão à Diretoria Nacional no biênio 2016-2018.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.