Com adesão da UVA, Ceará tem greve geral de docentes das universidades estaduais

Os docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) decidiram, por ampla maioria, entrar em greve em assembleia realizada nesta quarta-feira (24). A deliberação foi tomada para cobrar do governo do estado o cumprimento do acordo que encerrou a última greve das estaduais cearense – que previa, entre outras coisas, a realização de concursos públicos para professores efetivos.

Os professores da UVA somam-se agora aos docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Regional do Cariri (Urca), em greve desde os dias 17 e 10, respectivamente. A greve na UVA começa na terça-feira (30), mas já nessa quinta-feira (25) os professores das três universidades realizam um ato público no centro de Fortaleza para exigir do governo o cumprimento do acordo e para expor à sociedade os motivos da paralisação.

Segundo Silvia Monteiro, presidente do Sindicato dos Docentes da UVA (Sindiuva – Seção Sindical do ANDES-SN), 69 disciplinas estão sem professor nesse semestre, número que deve crescer após o fim do contrato de professores substitutos, que encerra em outubro. “O candidato do governador diz que vai levar uma universidade ao Norte, mas e as estaduais? O governo realmente esmaga as estaduais”, afirmou a docente ao Jornal O Povo.

Para Epitácio Macário Moura, um dos coordenadores do Setor das Instituições Estaduais e Municipais do ANDES-SN (Iees/Imes), a unidade dos docentes das três universidades estaduais cearenses é fundamental para dar força às reivindicações do movimento. “Com a unidade podemos enfrentar melhor o sucateamento das universidades, dando a essa batalha um caráter mais amplo, e também podemos apresentar de maneira mais forte e qualificada o debate de projeto de universidade que queremos”, ressaltou o professor.

 

Saiba mais sobre a greve nas universidades estaduais cearenses:

Estaduais do Ceará se mobilizam para cobrar acordo não cumprido por governador

Docentes da Universidade Regional do Cariri (CE) entram em greve

Adesão dos professores da Uece à greve amplia mobilização no Ceará

*Com informações do Jornal O Povo.

 

Fonte: ANDES-SN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.