Diante dos graves ataques à educação, ao emprego e aos direitos sociais, organizações políticas de todo país estão preparando um calendário de mobilização nacional para os dias 11 e 16 de Agosto.
O Dia 11 de Agosto, conhecido como o Dia do Estudante, foi escolhido durante o II Encontro Nacional da Educação (ENE) como o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública. Na data, atos, debates e manifestações acontecerão em todo o país com os eixos: “Fora Temer”, “Por uma Escola sem Mordaça” e “Contra a redução de verbas da educação e a privatização do ensino”. Já o dia 16, é uma deliberação da “Assembleia Nacional dos Trabalhadores por Emprego e Garantias de Direitos,” que reuniu 8 centrais sindicais no dia 26 de Julho, último. A atividade deu impulso à unificação da luta contra os ajustes do governo e a retirada de direitos.
Para promover a mobilização local, o Comitê em Defesa da Educação Pública, em Itabuna, está convidando os movimentos sociais, estudantis, populares e sindicais para uma reunião ampliada nesta quarta-feira (10). A atividade será realizada na sede do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (SIMPI), às 14 horas. A programação também contará com um painel sobre os ataques à educação e sobre a reorganização do setor, tendo como exemplo o II ENE, e ainda sobre o PLP 257 e a PEC 241 e seus efeitos sobre os trabalhadores.