Dia 19/05 – ATO PÚBLICO EM SALVADOR

Apresentação1Mais uma vez, DEFENDEREMOS AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA, em coro!!! Todos juntos!!

O ATO PÚBLICO acontecerá no dia 19/05, na Secretaria de Educação do Estado, em Salvador, no mesmo dia da reunião do Fórum das ADs com o Governo. ADUSC disponibiliza ônibus, e os interessados deverão entrar em contato com o Sindicato até hoje, sexta-feira, dia 15, às 17horas. O transporte sairá na quinta-feira, dia 18, às 22 horas, com o percurso: Sapetinga – Praça Cairu – Rodoviária de Ilhéus – UESC e Rodoviária de Itabuna.

O governo divulga ter atendido as reivindicações dos professores, autorizando promoção, progressão, contratação de professores substitutos, aumento no orçamento das Instituições e acordo do reajuste linear com todo o funcionalismo público.
É MENTIRA! O governo não atendeu as reivindicações do Movimento Docente das UEBAs!
As promoções e progressões dos professores são direitos da categoria, estabelecido no Estatuto do Magistério Superior, e o Governo vem tratando como concessões. Não admitiremos isso!
Não lutamos pela contratação de professores substitutos. QUEREMOS A AMPLIAÇÃO DO QUADRO DE VAGAS E REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS.
As Associações de Docentes das Universidades Estaduais Baianas (UESC; UNEB; UEFS e UESB) não foram chamadas para discutir o reajuste linear.

O governo tem escondido a realidade entre os números. Ele aumenta o orçamento total das Instituições, com a prerrogativa de que as Universidades retirem verbas da rubrica de Despesa de Investimento para garantir o pagamento com a Despesa com o Pessoal. Na UESC, essa realidade em número refere-se a R$ 15.268.800,00 em 2014, diminuindo para 12.714.000,00, em 2015. Dessa forma, as condições de trabalho são descaradamente precarizadas, já que, despesas como: energia elétrica, material de limpeza e escritório, aquisição de passagem para apresentação de trabalhos, transporte para aulas de campo, compra de livros equipamento de laboratório, etc) sofrem absurdos cortes.

Confira um fragmento da nota publicada pelo Fórum das ADs:
“A denúncia feita pelo Fórum das ADs, refere-se aos cortes em manutenção e finalística de custeio, verbas que devem garantir as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São nesses setores, ligados ao cotidiano da universidade, que o corte ultrapassa R$ 19 milhões nos últimos dois anos. DESAFIAMOS O GOVERNO A DESMENTIR ESSES NÚMEROS. Por trás dos números absolutos utilizados pelo governo do PT (10% de aumento) para enganar a sociedade, está o crescimento das universidades”.
As Universidades crescem, o investimento jamais poderá ser inferior ao ano anterior. É por essa demanda, que mais do que nunca, afirmamos a necessidade do aumento no orçamento das Universidades Estaduais da Bahia, já!

Ascom Adusc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.