Na última sexta-feira (24), em reunião realizada com o Governo, o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (ADUSC; ADUNEB; ADUFS; ADUSB), reivindicaram mais uma vez, a atenção e o cumprimento da pauta 2015, em sua integralidade. O Movimento Discente também esteve presente na reunião e fez pressão ao Governo, expondo as necessidades estudantis.
Desde o último ato público, realizado no dia 08 de abril, o Governo vem midiatizando informações mentirosas acerca dos investimentos às Universidades Estaduais e desrespeitando os Movimentos Docente e Discente. O Governo afirmou que houve o aumento de 3,8% em recursos para as Instituições. Mas o cálculo camarada, não é esse! (Confira os dados em cartilha aqui).
“mais de 500 professores estão com promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho negadas. Estudantes não têm uma política de permanência adequada e não há recurso para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O governo distorce as informações, mas a comunidade acadêmica conhece a realidade e está pronta para defender as Universidades Estaduais da Bahia”.
Sobre o Reajuste Linear, o Movimento Docente apresentou uma denúncia onde foram documentadas as lesões que os(as) professores(as) veem sofrendo com as negociações irresponsáveis do Governo acerca do direito à reposição das perdas inflacionárias. Na oportunidade, o Fórum também chamou a atenção para o descaso do Governo, em não convocar o Movimento Docente para as reuniões de negociações sobre o Reajuste Linear e protocolou um documento que questiona mais esse desrespeito aos direitos dos trabalhadores baianos, feito pelo Governo Rui Costa, que vem sustentando uma política nefasta de privilégios e privilegiados. O MD aproveitou para reafirmar em alto e bom tom, que a FETRAB não representa a categoria.
O resultado da reunião não marcou nenhum avanço à pauta de reivindicação 2015.
Mediante a conjuntura apresentada, em reunião nessa segunda-feira (27), o Fórum das ADs convocou Assembleia Geral para o dia 07 de maio em todas as ADs (ADUSC, ADUNEB, ADUFS e ADUSB), para entre outros pontos de pauta, colocar em votação a deflagração da Greve. (Breve mais informações.)
A ADUSC aproveita para comunicar que no dia 30/04, não haverá paralisação das atividades do Sindicato.