Na próxima terça-feira (22), a programação da ocupação na UESC será marcada pelo lançamento do livro “Reflexões Rebeldes” e o debate com o autor Cid Benjamim. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Direito João Mangabeira (CAJAM) com o apoio do movimento #OcupaUESC, da ADUSC, e dos Centros Acadêmicos de Economia, Letras e História. Para o debate, que ocorrerá a partir das 19 horas, no CEU, o autor propõe refletir sobre “as relações entre 1964, 1988 e 2016 – Quais os novos caminhos possíveis?”.
Cid Benjamin é jornalista, foi dirigente estudantil nas jornadas de 68 e participou da luta armada contra a ditadura. Após o período de exílio, militou no PT e no PSol, e é considerado um intelectual crítico e independente. Na publicação “Reflexões Rebeldes”, Benjamin traz uma coletânea de artigos sobre a conjuntura política, os dilemas da esquerda e os retrocessos impostos pelo neoliberalismo.
– Os artigos são voltados para o debate na sociedade e não para quem já tenha posições próximas às minhas. Não estigmatizam quem não pensa como eu. Ao contrário, buscam dialogar com essas pessoas, muitas vezes a partir de suas próprias convicções, buscando trazê-las para uma reflexão mais aberta. Aliás, o debate na sociedade me atrai mais do que a luta interna na esquerda, ainda que esta seja também necessária – escreve o jornalista, na apresentação do livro.